sexta-feira, 7 de maio de 2010

A educação na Província (1839-1840)

A terceira tabela demonstrativa do Relatório apresenta o orçamento do ensino superior da província do Rio de Janeiro para os anos 1839-1840. Eram as chamadas Aulas Maiores, o ensino de gramática latina (na verdade, humanidades em geral) e geometria. Havia dez Aulas Maiores na província, sediadas em Campos (três cátedras), Parati (duas), Cabo Frio (duas), Angra dos Reis, Niterói e Rezende. Apenas Campos tinha uma Aula Maior de geometria, a cargo do professor Antônio Rodrigues da Costa. Cinco professores eram padres, entre ativos e aposentados chamados a ensinar. O salário anual era de 600 mil réis, mas os aposentados recebiam menos. O orçamento global era de 5 contos e 440 mil réis.

Por sua vez, o orçamento de pessoal da Escola Normal (tabela n.6) apresenta apenas a despesa com seu diretor, José da Costa Azevedo (fixada pela Lei Provincial n. 10, de 4 de abril de 1835), que recebia 1 conto e 600 mil réis, e com o porteiro, que recebia 141 mil réis. Com as despesas gerais, o valor total chegava a 2 contos e 576 mil reís.

A tabela traz informações curiosas sobre o material didático (todo ele em doze exemplares): são lições de leitura, mapas estatísticos, a História, de Simão de Nantua, as Poesias sacras e profanas do Padre Antonio Pereira de Souza Caldas, a Bíblia, a Geometria de Villela Barboza, elementos de geografia e cronologia impressos em Coimbra e o dicionário de sinônimos e o glossário de Frei Francisco de S. Luís.

Nenhum comentário:

Postar um comentário