domingo, 18 de julho de 2010

"Governar é abrir estradas"

O programa de infra-estrutura do governo da província tinha como destaque a construção das grandes estradas. As maiores despesas (acima de 28 contos de réis) estavam destinadas à Estrada da Serra de Mangaratiba e à Estrada de Itaguaí. A Estrada do Comércio recebia uma dotação um pouco menor (24 contos de réis), equivalente àquela recebida pela estrada de Cantagalo a Macaé. A conexão entre o Porto da Estrela e a fronteira com Minas Gerais recebia pouco mais de 19 contos de réis.

Há também recursos importantes destinados à construção de pontes. Em Paraíba do Sul, a ponte sobre o rio recebe uma dotação de 24 contos de réis, e, a ponte sobre o rio Macacu na Estrada de Cantagalo recebe outros 14 contos.

A situação hidrográfica do Rio de Janeiro também impunha despesas específicas. A muralha da cidade de Campos, proteção contra as cheias do rio Paraíba, recebe quase 10 contos de réis. O canal do Nogueira, via de comunicação lacustre-fluvial no norte da província, recebe 7 contos. A escavação dos baixios da Lagoa de Araruama merece uma dotação de 6 contos de réis.

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