sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

Assistência social na Província, 1839

Paulino informa que em 2 de dezembro de 1838 foi aberto um hospital em Valença para enfermos pobres e expostos. Ele seria administrado pela Santa Casa de Misericórdia da vila, cuja mesa foi instalada naquele mesmo dia. Pede a proteção dos deputados provinciais para a instituição. A mesma iniciativa foi registrada nos municípios de Angra dos Reis, Resende e Paraty e o presidente da Província já havia requisitado todas as informações pertinentes – financeiras, administrativas e médicas - para que fosse examinado o auxílio público para as instituições.

No caso da vila de Iguaçu, o pedido era diferente: a construção direta de um hospital pelo governo da provincial. As razões para o pedido era o grande número de pessoas pobres e sua exposição recorrente a epidemias de febre, em razão de sua proximidade de lugares pantanosos.

Uma casa de caridade em Magé estava em funcionamento desde 7 de dezembro de 1835, sob gestão da Câmara Municipal, no formato de uma sociedade protetora. Em três anos foram tratados 325 doentes. As instalações estavam sendo ampliadas com recursos do orçamento provincial.

Por fim, a casa de misericórdia de Campos tinha concluído sua ala esquerda e já atendia doentes; enquanto a de Cabo Frio estava praticamente pronta, dependendo apenas da manutenção das dotações orçamentárias.


Nenhum comentário:

Postar um comentário