quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

A Toscana em São Fidélis

Antes de terminar seu relatório sobre obras nas igrejas do Rio de Janeiro, Paulino informa que, mesmo sem previsão de recursos para capelas curadas, recomenda atenção ao magnífico templo do curado de São Fidélis. Construído ao gosto toscano, foi projetado por três missionários italianos barbabinhos (sic) e sua pedra fundamental lançada ainda de 8 de setembro de 1799. Foi benzido e teve a primeira missa rezada em 23 de abril de 1809. A Quarta Seção da diretoria de Obras Públicas fez um relatório detalhado de seu estado em 16 de agosto de 1837.

Menciona suas dimensões, a rotunda octogonal e seu zimbório e a precisa construção que faz com que haja a mesma luz dentro e fora do prédio. Construído com saibro, cal e areia, começavam a aparecer rachaduras; com risco de maiores danos, ia sendo abandonado. A cheia do Paraíba em 1833 completou os danos e apesar de ter prédios, terrenos e escravos, a irmandade pouco se ocupa da igreja, que já tinha sido roubada.

O relatório pede o conserto do edifício e fixa o orçamento em mais de 8 contos de réis. Seus termos são singelos. Escreve o engenheiro: Não posso deixar de propor desde já neste templo os reparos suficientes para que de todo ele se não arruíne e vejamos por terra este edifício, único que nesta seção achei, onde ressumbrem vastos conhecimentos de arquitetura; e porque parece que não devemos dar justos motivos para dizer-se que não sabemos conservar um monumento que extranha e religiosa piedade veio plantar na nossa terra pátria com tantos suores e tanto saber.






Imagem: Igreja do curado de São Fidélis, Rio de Janeiro. Os frades capuchinhos que a projetaram são Angelo Maria de Lucca e Vitorio de Cambiasca. A reforma mais recente é dos anos 1960.

Nenhum comentário:

Postar um comentário