quarta-feira, 1 de julho de 2009

"Meu pai era doutor em Medicina"

A família de Paulino praticamente se desfaz na segunda metade da década de 1830. Sua irmã, Clotilde, falece em 1835, um ano depois de casada. Sua mãe, Antoinette, desconsolada, retorna à França. Em junho de 1838, retornando de uma visita a um paciente, seu pai sofre uma queda de cavalo em uma praça de São Luís. Não se recuperou, morrendo de uma infecção interna em 22 de setembro de 1838. Paulino tinha então 31 anos de idade.

Quando um diplomata pediu suas armas, para colocação no Palácio Real de Fredericksburg, em Copenhagen, ele escreveu: "Quanto ao pedido de minhas armas devo dizer a V.S. que não as tenho e que nunca procurei tê-las. Sou de família decente, mas não sou nobre. Meu pai era doutor em Medicina. Não tendo armas por nascimento, nunca me passou pela cabeça adquiri-las pelos modos pelos quais muita gente tanto ou talvez menos nobre do que eu as tem". A última vontade de seu pai, cumprida fielmente, pedia que Paulino, como bom Filho e Irmão terminasse de criar e educar sua irmã, Valentina. (Vida, págs 57-58).

Nenhum comentário:

Postar um comentário