terça-feira, 16 de junho de 2009

Instrução e Saúde Pública em 1837

O relatório de presidente da Província do Rio de Janeiro em 1837, assinado pelo vice-presidente José Ignácio Vaz Vieira, também começa pedindo melhores salários para a Secretaria de Governo, descrevendo os avanços na organização do arquivo do governo. Logo passa a descrever a execução das determinações das Lei de 2 de janeiro sobre a Instrução Pública, informando a nomeação do Reverendo Frei José Polycarpo de Santa Gertrudes como Diretor da Instrução Primária. Duas escolas de meninas foram criadas em Niterói e Angra dos Reis, mas oito cidades seguiam sem uma escola primária: Vassouras, Nova Friburgo, São João da Barra, Iguaçu, Santo Antônio de Sá, Resende, Barra Mansa e São João do Príncipe.

Com certa dose de orgulho, Paulino anuncia que a recém criada Escola Normal receberia, sem ônus, 4 alunos enviados pela Assembléia Provincial de Santa Catarina. Padre Viçoso foi, afinal, substituído por Manuel Joaquim Miranda Rego na direção do Seminário de Jacuecanga. Segundo o Presidente da Província, era a única instituição que oferecia aulas de Latim, Francês, Geografia e Filosofia Racional e merecia o contínuo suporte financeiro do governo.

Informa também sobre a instalação da Aula de Arquitetos Medidores, sob a direção do Major Pedro d'Alcantara Bellegarde. Pede providências para que os alunos sejam logo empregados na Diretoria de Obras Públicas.

Paulino celebra a baixa mortalidade causada em 1836 e 1837 pelas "febres endêmicas", mas lamenta o baixo interesse das municipalidades na vacinação. Em Paraty, 25 pessoas faleceram de "bexigas", apesar dos recursos disponíveis para a contratação de Cirurgiões Vacinadores. Insiste particularmente na necessidade de aportar recursos para as obras da Casa de Caridade de Cabo Frio, iniciadas em 1835, e para o Colégio de Artes Mecânicas para meninos órfãos. As meninas continuariam sendo recolhidas em instituições de amparo da Corte.



Imagem: Casa Charitas, a Casa de Caridade de Cabo Frio, inaugurada em 1840 graças aos fundos aprovados pela Assembléia Provincial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário