Com certa dose de orgulho, Paulino anuncia que a recém criada Escola Normal receberia, sem ônus, 4 alunos enviados pela Assembléia Provincial de Santa Catarina. Padre Viçoso foi, afinal, substituído por Manuel Joaquim Miranda Rego na direção do Seminário de Jacuecanga. Segundo o Presidente da Província, era a única instituição que oferecia aulas de Latim, Francês, Geografia e Filosofia Racional e merecia o contínuo suporte financeiro do governo.
Informa também sobre a instalação da Aula de Arquitetos Medidores, sob a direção do Major Pedro d'Alcantara Bellegarde. Pede providências para que os alunos sejam logo empregados na Diretoria de Obras Públicas.
Paulino celebra a baixa mortalidade causada em 1836 e 1837 pelas "febres endêmicas", mas lamenta o baixo interesse das municipalidades na vacinação. Em Paraty, 25 pessoas faleceram de "bexigas", apesar dos recursos disponíveis para a contratação de Cirurgiões Vacinadores. Insiste particularmente na necessidade de aportar recursos para as obras da Casa de Caridade de Cabo Frio, iniciadas em 1835, e para o Colégio de Artes Mecânicas para meninos órfãos. As meninas continuariam sendo recolhidas em instituições de amparo da Corte.
Imagem: Casa Charitas, a Casa de Caridade de Cabo Frio, inaugurada em 1840 graças aos fundos aprovados pela Assembléia Provincial.
Nenhum comentário:
Postar um comentário