domingo, 28 de junho de 2009

Presidentes da Província do Rio de Janeiro


Graças a um obra singular é possível oferecer um panorama preciso de toda a política imperial: trata-se de Organizações e Programas Ministeriais. O Regime Parlamentar do Império, do Barão de Javari, publicada em 1889. A segunda edição veio apenas em 1962, por iniciativa do Arquivo Nacional, ainda funcionando no Rio de Janeiro. É a edição usada aqui, onde se encontra até mesmo um cartão pessoal de Alfredo Nasser, então ministro da Justiça.

As informações coligidas pelo Barão de Javari mostram que a Província do Rio de Janeiro foi beneficiada, até meados do século XIX, por três períodos mais longos de continuidade administrativa. Seu primeiro presidente foi justamente o patrono político de Paulino, Joaquim José Rodrigues Torres, o Visconde de Itaboraí, que a governou de 14 de outubro de 1834 a 30 de abril de 1836, quando Paulino tomou oficialmente posse. Sua gestão se estenderia por vários anos até 22 de agosto de 1840.

O gabinete da Maioridade indica para o posto Manuel José de Sousa França, que toma posse a 22 de agosto de 1840, mas o retorno conservador trará o próprio Honório Hermeto Carneiro Leão para o cargo. Ele toma posse em primeiro de dezembro de 1841 e ocupará a Presidência até 2 de março de 1843, dia da posse de João Caldas Viana.

O sucessor de Caldas foi o célebre Visconde de Sepetiba, Aureliano de Souza Coutinho, por uma longa gestão, se estendendo de 12 de abril de 1844 a 4 de abril de 1848.

Seguem-se duas curtas gestões em 1848. O Visconde de Barbacena toma posse em 7 de junho e Luiz Pedreira do Couto Ferraz a partir 12 de outubro. A seguir, Luís Antônio Barbosa assumirá o posto em 22 de setembro de 1853, conduzindo uma terceira longa gestão, deixando o posto apenas em 4 de agosto de 1857.

Na segunda metade do século XIX, a maioria dos mandatos dos Presidentes de Província do Rio de Janeiro se estenderia por pouco mais de um ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário