segunda-feira, 11 de maio de 2009

Os "Estudos" como cortesia do Google

Um dos mais raros títulos da bibliografia do Viconde do Uruguai está finalmente disponível. Melhor de tudo: gratuitamente, cortesia do Google Books. É fácil fazer o download e rapidamente Os Estudos práticos sobre a administração das Províncias podem ser lidos em formato pdf.

Eles foram publicados em 1865, pela Imprensa Nacional, no Rio de Janeiro, e sabemos que Uruguai não chegou a viver por mais um ano. Soam melancólicos, portanto, os planos anunciados com detalhe no prefácio, de escrever sobre as presidências das províncias, sobre as comarcas, etc.

De resto, é o velho Paulino de sempre, notando implacável que não se estuda, nem se lê no Brasil, nem mesmo os livros curtos e graves. Revivendo sua bête noire preferida, seu inimigo de longos anos, o Ato Adicional de 1834, as fumaças de federalismo, a autonomia legislativa das províncias. Páginas e páginas para reviver seu antigo combate, combate vencido e sempre necessário. Insistindo no uso da razão, da razoabilidade, capaz ainda de revolta, de um “isto tem de mudar”.

Há algo de particular na voz de Uruguai, semelhante ao instinto do comandante, sentido aguçado da relevância, frases diretas, ironia cortante de quem sabia reconhecer os males de seu país. Lançando perguntas que não têm resposta. Ontem à noite assistia Mississipi burning, filme cortante sobre o perigo moral do federalismo, sobre a bestialidade oculta no discurso da autonomia estadual. Lembrei-me da repressão aos liberais de 1842, conduzida por Uruguai, justamente para acabar com autonomias, jagunços, fazendas e engenhos de cana fora do alcance da lei. Li seus discursos, pronunciados anos mais tarde, defendendo suas ações implacáveis. Ele nunca recua, não se desculpa, ataca, questiona e denuncia. Fiz e faria de novo, avisa da tribuna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário